quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Estreia adiada...

Fala galera... Infelizmente a minha estreia na obra foi adiada, e eu que tava tão ansioso pra isso. O engenheiro disse, que pelo terreno ser muito grande, o pessoal ainda estava limpando, cercando ele com madeirite, e fazendo o “barracão” (lugar onde ficam as primeiras ferramentas, uma espécie de almoxarifado). No post anterior eu disse que eram 900m² mas são, na verdade, 600m². Já que eu não fui pra a obra, tinha que fazer alguma coisa no escritório, né ? Então recebi esse croqui de uma planta baixa, por e-mail, para passar ela pro AutoCAD.


 Legal, muito simples, mas de inicio eu tive uma dúvida: Se esses 3,5m era a abertura do vão, ou era 3,5m de fora a fora (0,15m de parede + 3,2m de vão + 0,15m de parede, totalizando os 3,5m). Desenhei rapidinho, depois fiz o muro com as medidas que o engenheiro me mandou e pronto.
Como ficou


Meu supervisor me mandou que eu fizesse o quantitativo de materiais que gastaria pra fazer o muro da obra que eu vou começar.
O muro tem de um lado 21,65m, do outro lado 22,45, e na parte de traz tem 20 metros, a altura do muro varia muito, então deixei o muro com uma altura média de 2,30 para base de cálculo.
O muro terá um pilar a cada 3 metros, cada pilar terá a altura do muro e descer mais um metro pro chão, sem sapata, já que o muro não vai pegar peso, e o único agente que trabalha contra ele é o vento, as ferragens da sapata serão feitas por quatro barras de aço de 8mm com estribos de aço de 5mm a cada 15cm. 

Ferragem dos Pilares


Em todo o perímetro do muro, será feita uma faixa de concreto de 20cm de comprimento por 5cm de altura. Serão colocadas canaletas em U também em todo o perímetro do muro com medidas de 14x39x19 (LxCxA), dentro dessas canaletas serão colocadas duas barras de aço de 8mm, em cima das canaletas serão acentados os blocos cerâmicos de 09x24x19 e na ultima fiada, novamente em todo perímetro do muro, serão colocadas canaletas de 09x39x19, também com duas barras de aço de 8mm. 

Canaleta em U
Mais ou menos assim a ferragem das canaletas.


O revestimento do muro será: chapisco em duas faces, e reboco na parte de dentro da casa. Fiz o desenho aqui à mão rapidinho pra vocês terem uma ideia de como ficará. Ia fazer o isómetrico mas tô sem tempo.

Com isso os materiais gastos para a construção do muro serão: 
23 Pilares
Ferro 8mm= 560m / 47 barras / R$744,95
Ferro 5mm= 278,3m / 24 barras / R$145,20
Calha 14cm= 165 unidades / R$354,75
Calha 9cm= 165 unidades / R$321,75
Alvenaria de Bloco cerâmico (09x19x24cm)= 140m² * 23= 3500 blocos / R$1481,00
Chapisco = 295m²
Reboco= 148m²
Volume Total de Concreto= 1,6 + 1,6 + 0,7= 3,9m²
Cerca de 3,500 reais, conforme uma cotação que fiz.

A quantidade de blocos eu calculei as medidas do bloco e dividi pelo m² que ficou da seguinte forma:
Usando esse tipo de bloco


Uma outra tarefa minha que achei bastante interessante, pois não sabia que era possível, e faria isso pela primeira vez foi de pegar um arquivo PDF

converter ele para o DWG (formato do AutoCAD) e mudar o lado da casa no terreno, pois a casa foi desenhada errada, era de um lado do terreno e a desenharam de outro. Fazer esse procedimento na planta baixa do térreo, 1º pavimento e em todos os cortes e fachadas. Uma tarefa fácil, porém ficou bastante trabalhosa, pois quando é feita essa conversão (programa Aide PDF to DXF Converter) o desenho fica todo em uma única layer e cada linha do texto, vira uma linha qualquer, como se tivéssemos explodido o texto. Coloquei todos os desenhos em escala, na prancha, coloquei carimbo e tarefa cumprida.


Hoje passei a manha fazendo um orçamento de uma outra obra que irá iniciar daqui a alguns meses. Enquanto aguardo para começar a ir para a obra, fico no escritório estudando a planta da casa, à tarde em casa escrevendo para o blog ou estudando, e à noite vou para a faculdade. Bom pessoal é isso aí, mais uma vez não sei se tem alguém lendo, mas é uma honra escrever, e partilhar um pouco do que eu aprendo no meu dia-a-dia no estágio, com vocês. 
Se você comentar eu agradeço, é de graça, ainda rs...

10 comentários:

  1. E aí cara. O Blog está bem bacana, gostei e me ajudou a informação do programinha para converter de PDF para Auto Cad.
    Poste mais fazeres do seu estágio, pois estudo Civil, mas trabalho em uma empresa de elétrica e busco nos Blog's inspiração para aprender mais da área do cimento. :)

    Priscilla

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mais uma vez Rafael, apareça mais vezes. Breve postarei sobre cimento, Priscila, assim que começarmos a concretagem, sou fascinado por essa parte. Volte Sempre :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Continue escrevendo, estarei sempre a espera de novas experiências vividas.

    ResponderExcluir
  4. Ok, estarei sempre disposto a partilhar minhas experiências com vocês. E na engenharia são muitas, a todo momento.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostei bastante do seu blog! Parabéns! Só uma pergunta: você fez algum curso de AutoCAD, aprendeu na própria universidade ou sozinho? Eu sou estudante de engenharia civil também e estou pensando fazer o curso de AutoCAD na Microlins, mas existem alguns cursos gratuitos online, tutoriais e etc. Vale a pena fazer o curso presencial ou dá pra aprender sozinho? Obrigada :)

    ResponderExcluir
  6. Olá, anônimo, obrigado pela sua visita e seu comentário. Foi assim: passei em um curso no SENAI, curso de mecânica, nesse curso eu tinha uma matéria que era o autoCAD, mas foi rápido, só 60 horas, gostei demais da matéria, e graças a Deus fui o melhor aluno da sala. Depois como iria fazer engenharia civil, comecei a pesquisar videos de plantas baixa no youtube e graças a Deus achei CLÉBER REIS, esse cara é um gênio, tudo o que eu sei praticamente comecei aprendendo com ele, e o resto fuçando mesmo. Ele é dono do site PlataformaCAD, lá tem curso que você vira cadista em 14 dias :D O curso é barato, e vale muito a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Vou dar uma olhada nesse site. Continue postando. Como ainda não consegui um estágio (meu curso é integral, o que dificulta/impossibilita estagiar) seu blog tem sido ótimo pra entender melhor sobre o assunto e também pra eu já ir me preparando para o que vem pela frente!

      Excluir
  7. Pode Deixar, Anônimo, se puder, segue também ;)

    ResponderExcluir
  8. Continuem a publicar suas experiência sou Tecnólogo em Construção e curto seus comentários, pois também aprendo com eles. Um forte abraço do seu amigo da construção Givanildo de Souza.

    ResponderExcluir

Comente :) Seu comentário é muito importante.